Livros

Projeto Historiquices | Inês de Castro

Não sou uma pessoa que adora história e de ler romances históricos, mas gosto de alargar os meus horizontes e sair um pouco da minha zona de conforto. Por isso decidi que vou participar no projeto Historiquices do blog A Miúda Geek. E este projeto consiste em combinar datas históricas com leituras e visionamento de filmes, séries ou documentários sobre uma determinada pessoa ou de temas relacionados com a época dessa mesma pessoa.

No mês de Janeiro a personalidade escolhida para o projeto foi Inês de Castro. A nobre galega que o futuro rei D. Pedro I de Portugal amou perdidamente. Mas este amor levou à morte de Inês, executada por ordem do pai de D. Pedro, o rei D. Afonso IV. Penso que qualquer português conhece esta linda história de amor!!

Não consegui arranjar o livro que queria ler para este projeto, Inês de Maria João Fialho Gouveia, por isso decidi seguir algumas sugestões da Miúda Geek e vi o documentário Porque Morreu Inês de Castro do programa Histórias que o Tempo Apagou do prof. José Hermano Saraiva. Neste documentário o professor conta-nos com seu entusiasmo, já bem conhecido, a história de Inês de Castro e explica-nos as razões do seu assassinato. Somos levados a conhecer os locais onde se passaram alguns dos acontecimentos e ainda são referidas algumas teorias sobre a própria Inês e o seu túmulo. No final deste documentário o prof. deixa uma pergunta final muito pertinente: porque não se orgulham os portugueses da sua linda História?

A história de Inês e Pedro são uma das histórias de amor mais bonitas! E como gostei deste pequeno documentário, ganhei entusiasmo para ver a série de ficção histórica, escrita por Francisco Moita Flores em 13 episódios e transmitida pela RTP em 2005.

A série conta-nos amor impossível que D. Pedro (Pedro Laginha) e Inês de Castro (Ana Moreira) viveram, e a morte desta pelas mãos de três carrascos contratados pelo rei D. Afonso IV (Nicolau Breyner). As gravações tiveram como cenário a Mata dos Sete Montes, em Tomar, e o Mosteiro de Alcobaça, onde foi recriada a famosa “sala do trono”. Vi toda a série no youtube, mas a qualidade de vídeo não é das melhores. Tenho pena que a RTP não disponibilize esta serie online. Gostei de seguir esta linda história de amor e fiquei ainda mais curiosa para ler o livro da Maria João Fialho Gouveia.

No mês de Fevereiro a figura histórica escolhida para projeto é a Rainha Vitória de Inglaterra, e a Miúda Geek já nos deixou algumas sugestões no seu blog.

Quem é que está a participar neste projeto?

Boas leituras!

Previous Post Next Post

Também podes gostar de:

4 Comments

  • Reply A Miúda Geek

    Raquel muito obrigada, em primeiro lugar pela tua participação – é sempre uma mais-valia!
    Escolheste muito bem o que viste: quer o enquadramento factual com o saudoso Prof. José Hermano Saraiva que adoro e a série que tem muita qualidade. Pena que a rtp não disponibilize as suas séries online para podermos ver com a qualidade que elas merecem.
    O livro da Maria João Fialh Gouveia é lindo. Quando fizer o wrap-up mensal do projeto vais ver.
    Em ultimo lugar estou curiosa pela tua escolha para a Rainha Vitoria.
    Beijinhos

    Janeiro 29, 2017 at 8:47
    • Reply Raquel Silva

      Claro que ia participar 😉 E gostei muito de conhecer mais um pouco da história de Inês e Pedro. O livro vou ler de certeza quando tiver oportunidade de o adquirir…
      E tenho mesmo pena de a rtp não disponibilizar a série online…de certeza que mais pessoas viriam.
      Venha o mês de Fevereiro 🙂 Beijinhos*

      Janeiro 29, 2017 at 18:34
  • Reply Claudia Oliveira

    Participo em Fevereiro, vou ver um filme 🙂

    Janeiro 31, 2017 at 13:44
    • Reply Raquel Silva

      Em Fevereiro também vou ver um filme…e a nova série que vai começar também me parece interessante!

      Fevereiro 1, 2017 at 21:33

    Deixa um comentário