Livros

10 Autores Portugueses a Ler

No início desta semana saiu no canal um vídeo sobre 10 autores portugueses que quero ler neste e no próximo ano. Não queria deixar de partilhar aqui no blog! Na minha lista estão 5 autoras e 5 autores: 


5 Autoras Portuguesas a Ler
– Maria Teresa Horta

Uma escritora e jornalista portuguesa bem feminista. Aliás ela foi militante activa nos movimentos de emancipação feminina, e espero encontrar nos seus livros este tema do feminismo bem marcado. Tenho na minha estante 4 livros da autora e quero pelo menos ler 3 deles ainda este ano: Meninas, A Paixão segundo Constança H. e o seu livro de Poesia Reunida, que já li alguns poemas e gostei muito. 

Uma escritora madeirense e eu que gosto tanto da Madeira, que me levou a colocar esta autora na lista. Gostava de ver nos seus livros algo desta ilha linda. Esta autora começou por escrever livros infantis e já ouvi boas opiniões sobre a sua escrita. Tenho especial curiosidade pelo seu livro Karen
Esta autora só tem um livro publicado – Fábrica de Melancolias Suportáveis editado pela Elsinore, que tem edições lindas. Já ouvi diversas opiniões que me deixaram curiosa. Esta autora também tem um projeto de poesia bastante interessante, com o nome #domesticliteraturemovement
Uma autora que tem um vasto caminho pelo jornalismo. Já passou pela revista Sábado, até mesmo pela revista norte-americana Time. E até nos jornais Expresso e Público. Vários livros publicados, mas tenho principalmente curiosidade nos livros A Construção do Vazio e A Gramática do Medo. Acho os títulos dos livros bem atrativos. 
Uma autora portuguesa que quero muito conhecer a sua escrita. É uma das escritoras portuguesas mais importantes da literatura nacional do século XX. Autora de contos, novelas, e tem também uma peça de teatro e um livro de poesia. A sua obra está a ser editada pela Minotauro, e quero muito adquirir esses livros para ler. 
5 Autores Portugueses a Ler
Um autor que, como viram no bookhaul da Feira do Livro de Lisboa, conheci pessoalmente e quero muito ler os seus livros e gostar. É um autor que até tem sido muito falado ultimamente e muitas pessoas que levo a sério as suas opiniões adoram este autor. Então a minha curiosidade tem sido cada vez maior. Vou começar a ler a sua trilogia O Luto de Elias Gro e já tenho o segundo volume na minha estante. 
Deste autor quero ler especialmente o seu livro Hoje Estarás Comigo no Paraíso. Tal como o João Tordo, este autor já venceu o Prémio Literário José Saramago, com o seu primeiro romance, As Primeiras Coisas. Podemos ter contacto com a sua escrita lendo o seu blog Circo da Lama, deixo aqui o link para quem quiser ir lá ler. 
Um autor muito conhecido no booktube português, especialmente pela sua relação com os booktubers. Acho que foi o primeiro autor, e não sei se não foi o único, a dar valor ao nosso trabalho. Não tenho nenhum livro do autor mas quero de certeza comprar. Ainda não sei bem por qual começar: pela sua primeira trilogia – O Espião Português, ou pela segunda – A Célula Adormecida.

Um autor com um nome peculiar e das primeiras vezes que ouvi falar pensava que não era português. Na minha estante tenho o livro Materna Doçura, que espero ainda ler este ano.  Escritor que já foi actor e é agora argumentista e realizador, por isso acho que a sua escrita deve ser bem visual, bem cinematográfica. 
Um autor português que tem alguma presença aqui em França, participou no Festival do Primeiro Romance de Chambéry (uma vila que fica mesmo pertinho da minha). O que me despertou mais curiosidade! Venceu o Prémio Leya com o romance Debaixo de Algum Céu, mas eu gostava de começar a ler o seu trabalho pelo seu primeiro romance, No Meu Peito Não Cabem Pássaros.
Deixo aqui o vídeo para quem não viu ainda:
E fica aqui mais uma lista para o #LEDA2018. Digam nos comentários, quais destes autores já leram e o que acharam? Recomendam-me!?
Boas leituras,

Previous Post Next Post

Também podes gostar de:

Leave a comment

Deixa um comentário