Livros

Opinião | Confia de Sofia Ribeiro

Título: Confia
Autor(a): Sofia Ribeiro
Editora: Matéria Prima
Onde comprar: Wook

O livro Confia foi a minha escolha para o clube de leitura The Bibliophile Club, cujo o género escolhido foi não-ficção. Inicialmente a minha escolha tinha sido Becoming de Michelle Obama, mas um dia estava a olhar para as minhas estantes e ao ver este livro da Sofia fiquei cheia de vontade de o ler. E ainda bem que fiz, porque gostei muito, mesmo muito! É um livro inspirador e emocionante.

Este livro acaba por ser uma pequena autobiografia da Sofia, porque ela começa por nos contar a sua infância e adolescência, como começaram os seus primeiros trabalhos, e alguns pormenores das suas relações amorosas. Mas o principal foco do livro é a sua experiência de vida a partir do momento em que lhe foi diagnosticado o cancro da mama. Não sendo dos assuntos mais fáceis de se ler, a Sofia conseguiu até tornar a leitura agradável, pois o livro passa uma mensagem tão positiva e cheia de esperança.

Leituras_So Happywith Less (4)

Não pensei que ela pintou o cenário todo bonitinho, não! Também nos fala dos momentos maus e dos pontos negativos desta doença e não só. Por ser uma figura pública ainda sofreu com críticas e comentários realmente desnecessários. E mostra-nos que a sociedade pode ser tão injusta, sendo ou não famoso. No entanto, a Sofia relata a sua doença e todo o processo da cura de forma tão positiva, que passa uma mensagem de esperança e de confiança. O que gostei mais, foi a forma como ela não deixou de viver a sua vida intensamente, mesmo nos dias menos bons, ela conseguiu ter coragem de se levantar e, sempre, com a ajuda dos seus amigos. O livro passa uma mensagem de amizade tão bonita!

“Andei muito tempo à procura de respostas que não existiam porque, na verdade, as coisas e as pessoas são o que são e a única forma de termos paz com o que não conseguimos compreender é aceitar a sua natureza.”

Na minha opinião, é um livro que deve ser lido por quem tem ou já teve cancro, mas também por quem nunca teve, porque aprendemos a ajudar quem tem. Para terminar, quer agradecer à Cláudia por me ter oferecido este livro.

Classificação: ★★★★✩


O blog é afiliado da Wook. Ao comprarem os livros usando os links disponibilizados, estão a contribuir para o seu crescimento literário. Obrigada!!

Previous Post Next Post

Também podes gostar de:

Leave a comment

Deixa um comentário