Livros

Opinião | Fica comigo este dia e esta noite de Belén Gopegui

Título: Fica comigo este dia e esta noite
Autor(a): Belén Gopegui
Editora: Bertrand Editora
Onde comprar: Wook

Uma leitura para o Net Book Club e também comecei com ele o projeto de ler o mundo pelas vozes de mulheres (Espanha). Não sei se foi a melhor maneira de começar. Confesso que fiquei triste quando este livro foi o escolhido na votação do clube, pois preferia a outra opção (Fica Comigo), mas quis dar uma oportunidade ao livro. No entanto, arrependi-me, este livro foi uma desilusão e a sinopse não corresponde à verdadeira história do livro.

Este livro é vendido como a história de uma relação entre Olga, uma mulher de 60 anos, e Mateo, um rapaz com 22 anos, que poderia ser uma história de amor. E com isto o que esperamos do livro?! Que tenha algum romance entre estas duas personagens ou que se desenvolva uma grande amizade entre ambos, mas não é isto o foco do livro.  E eu senti-me enganada com a sinopse.

Leituras_So Happywith Less (2)

Admiro a criatividade da autora por colocar a Google como uma personagem principal, pois o livro começa com alguém a analisar uma candidatura peculiar, que trabalha para a Google. Uma candidatura que acabou por ser aceite talvez sem mérito. E assim começamos a ter uma discussão sobre diversos temas. Contudo, comecei a sentir que a autora esqueceu-se das suas personagens e o livro acabou por ser um conjunto de discussões filosóficas sobre o mundo, a internet, a sociedade de hoje em dia, o facto de as coisas serem conseguidas nem sempre pelo mérito, de haver grandes diferenças financeiras no mundo, e por isso as oportunidades não serem para todos.

“…é bom recordar que nada se enche. Na vida mais serena restam pontas soltas, histórias por terminar. Saudades daquilo que não se fez.”

Um livro que podia ser interessante com estes temas todos em discussão e eu até marquei algumas partes do livro, no entanto a autora ao longo do livro muda de assunto de repente e acabamos por perder o fio à meada. Acabou por ser uma confusão e dei por mim diversas vezes a reler partes do livro, porque não estava a entender. E nem vamos falar da segunda parte do livro. A autora levou as personagens para caminhos inesperados e andou, andou com a história sem nos levar a lugar nenhum. Acabei por não entender o que a autora pretendia com este livro. Não fluiu e não recomendo! Há muito tempo que não falava mal de um livro e acabar por dar 2.

Quem o leu concorda comigo ou conseguiu ver algo que eu não!?

Classificação: ★★✩✩✩


O blog é afiliado da Wook. Ao comprarem os livros usando os links disponibilizados, estão a contribuir para o seu crescimento literário. Obrigada!!

Previous Post Next Post

Também podes gostar de:

2 Comments

  • Reply Vanessa

    A Maria João Covas também publicou a opinião dela e acho que o livro era fraquinho. Eu tinha curiosidade e a capa chama-me muito, mas pelas vossas opiniões já vi que não vale o dinheiro 🙁
    Mas leituras melhores virão! Beijinhos ♡

    Janeiro 22, 2019 at 17:54
    • Reply Raquel Silva

      Vi agora o vídeo da Maria João e temos a mesma opinião. Boa premissa, frases bonitas, mas uma narrativa que não leva a lugar nenhum. Comprei o meu no Olx por isso menos mal. Beijinhos!!

      Janeiro 22, 2019 at 20:31

    Deixa um comentário