Livros

#101LivrosFFC | Vamos ler: Frankenstein

Hoje venho fazer um convite para lerem comigo Frankenstein de Mary Shelley durante o mês de Março. Das 100 obras de Fantasia e Ficção Científica que estão na lista do projeto #101livrosffc só 11 são escritas por mulheres, por isso o livro que escolhi para ler no mês de Março foi escrito por uma mulher. Graças ao dia 8 de Março ser o dia da Mulher existe sempre iniciativas a relembrar o papel da mulher. Continua-se a verificar uma discrepância enorme entre autores (homens) e autoras (mulheres) lidos, e exemplo disto é a lista deste projeto…em 100 só 11 é que são escritos por mulheres.

Mary Wollstonecraft Shelley foi uma romancista britânica, autora de contos, dramaturga, ensaísta, biógrafa, escritora de literatura de viagens, é conhecida pelo seu romance gótico, Frankenstein (1818), um clássico da literatura. Ela também editou e promoveu os trabalhos de seu marido, o poeta romântico e filósofo Percy Bysshe Shelley.  Era filha do filósofo político William Godwin e da escritora, filósofa e feminista Mary Wollstonecraft.

frankenstein

Mary Shelley começou a escrever Frankenstein quando tinha apenas dezoito anos. Um romance apaixonado e ao mesmo tempo um thriller gótico e um conto de advertência sobre os perigos da ciência. Frankenstein conta a história do estudante de ciências Victor Frankenstein. Obcecado em descobrir a origem da vida e conseguindo animar matéria inerte, Frankenstein monta um ser humano a partir de partes do corpo roubadas; porém, ao trazê-lo à vida, recua horrorizado ante a fealdade da criatura. Atormentada pelo isolamento e pela solidão, a criatura outrora inocente vira-se para o mal e desencadeia uma campanha de vingança assassina contra o seu criador, Frankenstein.

Frankenstein é considerado um clássico importante do terror e da ficção científica, não só conta uma história aterrorizante, como também suscita perguntas profundas e perturbadoras sobre a própria natureza da vida e o lugar da humanidade no cosmos: o que significa ser humano? Quais são as responsabilidades que temos uns com os outros? Até onde podemos ir na manipulação da Natureza? Um livro que nos vai fazer refletir.

Alguém que queira fazer esta leitura comigo pode-me dizer, que assim abro um tópico no grupo do projeto no facebook. Amanhã sairá a minha opinião do Admirável Mundo Novo, com algumas questões para discutirmos no grupo.


O blog é afiliado da Wook. Ao comprarem os livros usando os links disponibilizados, estão a contribuir para o seu crescimento literário. Obrigada!!

Previous Post Next Post

Também podes gostar de:

2 Comments

  • Reply Maria

    Já li e gostei bastante. Boas leituras

    Fevereiro 25, 2019 at 16:36
    • Reply Raquel Silva

      Espero gostar também 🙂 Obrigada!!

      Fevereiro 26, 2019 at 15:24

    Deixa um comentário