Livros

Clubes Literários para 2019

Hoje no canal saiu vídeo onde partilho alguns Clubes Literários que vou participar este ano, uns que já existiam e outros que surgiram no início do ano. Como este ano coloquei como objetivo não participar em maratonas, acho interessante esta ideia dos Clubes literários e vou tentar participar ao longo do ano. Sem qualquer obrigação! Se num determinado mês o livro ou tema do clube não me interessar, não vou participar. Este ano o lema é descomplicar. Mas acho que estas iniciativas devem ser partilhadas. No final do vídeo coloco uma questão que gostava de saber a vossa resposta.

Os clubes que referi no vídeo:

Clube dos Clássicos Vivos – clube criado pela Cláudia no GoodReads, que tem como objetivo fazer leitura de um clássico escolhido de 2 em 2 meses, e depois fazer uma discussão presencial.

#NetBookClub – outro clube literário criado pela Cláudia, mas este no Instagram, que consiste em escolhermos um livro de duas opções que ela nos dá, e fazer leitura para depois participar no direto a partilhar ideias e opiniões.

#HMBookGang – Outro clube de leitura no instagram da Helena Magalhões, onde  ela partilha várias sugestões literárias e lemos os livros sugeridos. No início de cada mês ela faz um vídeo onde anuncia o livro para lermos.

– Uma Dúzia de Livros – criado pela Rita da Nova e propõe a leitura de um livro por mês dentro de uma temática e depois discutimos as diferentes escolhas através dos blogs, do Instagram e presencialmente. No final do mês a Rita envia um email com todos links das opiniões literárias.

–  The Bibliophile Club – um clube criado por 3 meninas, pela Sofia do A Sofia World, pela Sónia do By The Library e pela Carolayne do Imperium, em que cada mês também é nos proposto um tema ou um género literário, facilitando a escolha e aumentando a diversidade de livros em discussão entre os vários membros do grupo.

Um Livro debaixo da Asa – criado pela Joana, tem as mesma dinâmica. Ao longo dos 12 meses do ano vai haver um tema comum por mês e um conjunto de livros partilhados no instagram.

O vídeo:

Pensei em criar um clube literário para ler não-ficção, um género gosto imenso e acho que é pouco explorado, porque muitas pessoas pensam logo em livros de auto-ajuda. Mas não sei se estariam interessados. Como já existe tantos clubes! Digam nos comentários se acham interessante e se gostavam que eu criasse um clube literário para lermos mais não-ficção, seria #sohappywithnonfiction.

Previous Post Next Post

Também podes gostar de:

2 Comments

  • Reply thelittleangiee

    Eu adoraria um clube para ler não ficção! Cada vez mais gosto desse género de livros ❤️

    Fevereiro 4, 2019 at 10:35
    • Reply Raquel Silva

      Estou a tratar disso 😉 Em breve tenho notícias.

      Fevereiro 6, 2019 at 11:40

    Deixa um comentário