Livros

#101LivrosFFC | Vamos ler: Fundação de Isaac Asimov

Vem aí mais um mês e mais uma nova leitura para o projeto #101livrosffc. Para o mês de Abril escolhi ler Fundação de Isaac Asimov, um livro que marca a primeira parceria do blog, com a Saída de Emergência. A reedição deste clássico da ficção cientifica, considerado em 1966 a melhor série deste género literário, deixou-me muito feliz. Agrada-me a Saída de Emergência estar a apostar nestes clássicos, que muitos deles fazem parte da lista dos 100 Melhores Livros de Fantasia e Ficção Científica. Hoje venho fazer o convite para lerem comigo este clássico da ficção cientifica no mês de Abril.

Vamosler_Fundação

Isaac Asimov nasceu na Rússia em 1920, mas foi para os Estados Unidos aos três anos. Doutorado em Bioquímica, é um dos autores mais influentes e reconhecidos na área da ficção científica e da divulgação científica no século XX. Asimov é considerado um dos mestres da Ficção Científica e, junto com Robert A. Heinlein e Arthur C. Clarke, que também estão na nossa lista, sendo considerados os “três grandes” da ficção científica.

A obra mais famosa de Asimov é a Série da Fundação, que começou a escrever com 21 anos, uma série que faz parte da série do Império Galáctico e que logo combinou com a Série Robots, com o primeiro livro Eu, Robot. Também escreveu obras de mistério e fantasia, assim como uma grande quantidade de não-ficção. No total, escreveu ou editou mais de 470 livros sobre diversos temas, mas é mais reconhecido pelas aclamadas séries de ficção científica. Faleceu em abril de 1992.

Sobre o livro dizem que é o melhor livro daquele que é considerado o melhor autor de ficção cientifica de sempre. A série descreve em detalhes a história de um futuro distante e de como o destino dos seus habitantes é influenciado por uma instituição chamada Fundação, que reúne os melhores cientistas e eruditos do império num planeta sombrio para servirem de guia e darem esperança às futuras gerações. A Fundação foi organizada por Hari Seldon, criador de uma nova e revolucionária ciência, que prevê a inevitável chegada de uma era de trevas jamais vista.

Mas a jovem Fundação rapidamente fica à mercê dos corruptos senhores da guerra que se erguem após a queda do Império Galático. E esta última esperança da Humanidade tem de enfrentar uma escolha dolorosa: submeter-se aos bárbaros e viver em escravatura ou lutar pela liberdade e arriscar a destruição total. Segundo a maioria dos críticos da sua obra, este mundo criado por Asimov não é nada além do mundo em que ele viveu, um mundo cheio de contradições. O autor teve como inspiração a queda do Império Romano.

Quem quiser fazer-me companhia e viajar para este mundo galáctico criado pelo Isaac Asimov diga-me e se lerem este clássico partilhem a vossa opinião no grupo do projeto no facebook. Termino a agradecer à editora Saída de Emergência por-me ter enviado um exemplar.


O blog é afiliado da Wook. Ao comprarem os livros usando os links disponibilizados, estão a contribuir para o seu crescimento literário. Obrigada!!

Previous Post Next Post

Também podes gostar de:

Leave a comment

Deixa um comentário