Livros

Opinião | A Pérola de John Steinbeck

Título: A Pérola
Autor(a): John Steinbeck
Onde comprar: Wook

A Pérola é uma história baseada num conto popular americano, que queria ler há algum tempo. Aliás, depois de ter lido Ratos e Homens do autor e adorado, fiquei com vontade de ler tudo deste autor. Aproveitei a motivação de estar várias pessoas a ler este livro para o desafio da Silvéria #24horas1livro, e peguei nele. Um pequeno conto que não desilude e traz uma bela mensagem. E mais uma vez Steinbeck traz um final chocante e arrebatador. Foi também uma leitura para o meu projeto #lernobeldaliteratura.

O livro conta a história de uma família mexicana, Kino que era pescador, a sua mulher Juana e do filho de ambos, Coyotito, que viviam numa cabana perto da praia. Num dia de manhã Coyotito foi picado no ombro por um escorpião e o casal vê-se obrigado a procurar um médico, que recusa atendê-los por serem pobres. Kino, decide ir à procura de pérolas, até que encontra uma pérola muito grande…a maior pérola do mundo. Ele e a mulher pensam que finalmente podem realizar os seus sonhos e ter uma vida melhor sem dificuldades. Mas a verdade é que a pérola traz mal agoiro e surgem diversos problemas.

So Happywith Less (12)

Steinbeck nesta história mostra-nos que a ambição e ganância das pessoas leva o homem até aos seus limites. Como uma pérola achada pode levar consigo todas as esperanças de mudar de vida. Na verdade, algo que poderia salvar a vida de um homem e da sua família acaba por ser a sua desgraça. Um livro que mostra também até que ponto vai a maldade e o egoísmo das pessoas, a falta de solidariedade para com uma família. A Pérola é sem dúvida uma história inesquecível e o final, embora estivesse à espera que não fosse feliz, nada me preparou para ele. Mais uma vez o autor traz um final triste, poderoso e destruidor, passando bem a sua mensagem.

…é sabido que os homens nunca estão satisfeitos, dá-se-lhes uma coisa e eles querem sempre qualquer coisa mais. Diz-se isto como se fosse um defeito, quando é um dos grandes talentos que a espécie possui e aquele que a tornou superior aos outros animais, que estão sempre satisfeitos com aquilo que têm.

O livro não é grande, são poucas páginas, mas o conteúdo é enorme. Algo a que Steinbeck começa a habituar-me e terminada a leitura fiquei com mais vontade de ler toda a sua obra. O próximo livro que pretendo ler deste autor, galardoado em 1962 com Prémio Nobel da Literatura, será As Vinhas da Ira. Já leram algum livro do autor? Qual gostaram mais?

Classificação: ★★★★✩

Partilha a Opinião literária de A Pérola de John Steinbeck no Pinterest. Vamos ler mais prémios Nobel da Literatura.

Pinterest (3)


O blog é afiliado da Wook. Ao comprarem os livros usando os links disponibilizados, estão a contribuir para o seu crescimento literário. Obrigada!!

Previous Post Next Post

Também podes gostar de:

Leave a comment

Deixa um comentário