Livros

TAG | Março Feminino

No canal responde à TAG Março Feminino, criada pela Sandra do Say Hello to My Books, que criou também o desafio #marçofeminino. O ano passado não respondi à tag, por isso decidi responder este ano. Tentei responder só com livros escritos por mulheres, por estarmos no Março Feminino. Vou deixar o vídeo no final da publicação, mas aqui estão as minhas respostas:

1. Aqueles dias do mês – Um livro que os homens nunca vão perceber
Eu vou escolher o mesmo livro que a Sandra, Leite e Mel de Rupi Kaur, é preciso ter uma certa sensibilidade e subtileza para perceber a maioria dos poemas escritos por esta autora.

2. Filha da mãe da depilação – Um livro que te arrepia só de pensar
Sonhos Proibidos de Lesley Pearse. Adorei este livro, mas tem umas partes no livro de violência contra a mulher que me perturbou imenso quando li e arrepia-me só de pensar.

3. Aquele batom vermelho que dá um up a qualquer look – Um livro que te pôs bem-disposta/o num dia cinzento
Confia da Sofia Ribeiro, é um livro com o relato da história da Sofia após ser-lhe diagnosticado o cancro, mas traz uma mensagem de esperança tão bonita que deixou-me bem disposta após a sua leitura e de sorriso na cara.

4. Cérebro Feminino – Um livro que parecia confuso, mas acabou por fazer muito sentido
A Paixão Segundo Constança H. de Maria Teresa Horta, no início estava a achar confuso e porque esta autora tem uma escrita peculiar. Precisei de uma certa concentração!! Como também o outro livro da autora Meninas. Que cheguei a ter que reler algumas partes. Mas no fim faz sentido.

5. “Mulheres não percebem de futebol, nem gostam de cerveja” – Um livro que vomita clichés
Um Caso Perdido de Colleen Hoover, como muitos dos livros da autora, começam sempre cm muitos clichés mas depois a história ganha sentido e acaba por nos agarrar. Mas o início dos seus livros faz-me sempre revirar um pouco os olhos.

6. Mini-saia – Um livro curto, mas bom
We Should all be Feminists de Chimamanda Ngozi Adichie. Este o outro livro da autora pequeno também. Para mim são livros pequenos mas ensinam muita coisa, que devem ser lido por todas as pessoas. Fiz vídeo de opinião dos dois livros…pequenos mas muito grandes em conteúdo.

7. Bolsa de Mulher – Um livro com muita coisa dentro, que te provocou várias emoções
Homegoing de Yaa Gyasi é um livro com uma escrita fantástica que interliga a história de duas famílias ao longo de várias gerações, mostrando-nos uma sociedade marcada pela escravatura e o racismo. Um livro que aborda muitos temas e nos mostra muita coisa.

8. Mrs. Always Right – Como as mulheres têm sempre razão, escolhe um livro que aconselhas a toda a gente
The Handmaid’s Tale de Margaret Atwood, é um livro que pode dividir opiniões, mas eu acho que deveria ser lido por toda a gente, para que reflitam na imagem do que é a mulher hoje em dia e no que pode ser amanhã. É um livro distópico mas é a realidade de muitos países em pleno século XXI. E nos últimos tempos têm-se se falado cada vez mais na violência contra as mulheres, por isso acho que este livro faz todo o sentido.

9. Mas porque é que tenho que gostar de cor-de-rosa? – Um livro que toda a gente gosta, menos tu!
Tenho dois livros escritos por homens que toda a gente gosta menos eu, mas como quero responder só com livros escritos por mulheres, escolhi A Trança de Inês de Rosa Lobato de Faria. Já li há algum tempo, mas lembro-me que estava cheia de expectativas e não gostei muito. E houve imensas pessoas a dar 5* e a dizer que era o melhor livro da autora. Como foi o meu primeiro contacto com a escrita da autora, quero reler um dia para ver se a minha opinião se mantém.

10. Sutiã nosso de cada dia – Um livro que te incomodou ou um livro que foi um alívio chegar ao fim
Construção do Vazio de Patrícia Reis, Não me incomodou por não gostar, não foi um alívio por estar a achar horrível, pelo contrário eu gostei muito do livro. O problema é a história que está contada. A nossa protagonista sofreu abusos sexuais por parte do pai, e depois temos o relato da sua vida até à velhice. É difícil de ver como o passado pode prender uma pessoa.

11. Ir à manicure – Toda uma curiosidade sobre um livro que anda na boca do povo, mas ainda não leste
As Flores Perdidas de Alice Hart de Holly Ringland, é um livro que já foi lido por muitas pessoas e ainda não vi ninguém a dar menos de 4 estrelas. Vai ser um livro lido nesta primavera porque a capa chama mesmo por esta estação.

12. Fitas e lacinhos – O livro mais girly que já leste
Tenho o teu Número de Sophie Kinsela, passei um bom momento com esta leitura mas é muito girly. Faz lembrar as comédias românticas que passam na televisão ao Domingo à tarde.

13. Girl Power – Uma autora que é uma mulher do caraças. Explica porquê
Maria Teresa Horta, porque esta autora foi uma mulher do caraças no panorama literário nacional e não só. Escritora e jornalista portuguesa bem feminista. Aliás ela foi militante activa nos movimentos de emancipação feminina. Já li alguns livros dela e tenho gostado imenso como ela retrata a mulher em situações extremas.

14. Mulheres nos livros – Indica três livros com personagens femininas fortes
No dia da mulher fiz um post no blog com 5 livros livros com personagens fortes. Mas posso referir aqui: Jane Eyre, a preferida das preferidas. As Serviçais, gosto de todas as mulheres deste livro, mas adoro a Skeeter. E a Vianne do livro Rouxinol. A maioria das pessoas gosta mais da irmã rebelde Isabelle, mas a minha preferência cai sobre a Vianne.

15. Mulheres nos filmes – Indica três filmes com personagens femininas fortes
Wonder Woman – a personagem que marca a presença das mulheres nos filmes de super-heróis. Uma mulher cheia de força!

Mustang – um filme com 5 irmãs, mas a mais nova é uma pequena heroína. Eu não conhecia este filme e o vi o ano passado. Valeu muito a pena, passasse na Turquia e por isso elas sofrem com uma educação restrita e casamentos arranjados. Adorei!! Vejam…

Three Billboards Outside Ebbing – uma mãe cheia de força à procura dos responsáveis pela morte da sua filha. Não sei se teria a coragem desta mulher!!!

16. Ir em bando ao WC – Indica quem quiseres para responder
Acho que todas as pessoas responderam a esta tag o ano passado, mas se houver alguém novo, convido a responder.

Digam-me quais são as vossas personagens femininas preferidas.

Aqui está o vídeo:


O blog é afiliado da Wook. Ao comprarem os livros usando os links disponibilizados, estão a contribuir para o seu crescimento literário. Obrigada!!

Previous Post Next Post

Também podes gostar de:

Leave a comment

Deixa um comentário