Livros Maternidade

10 Livros Infantis que vêm Morar cá para Casa

Hoje, dia 2 de Abril, celebra-se o Dia Internacional do Livro Infantil, uma iniciativa do Conselho Internacional sobre Literatura para os Jovens (IBBY) em 1967, para homenagear o escritor dinamarquês Hans Christian Andersen. Este autor é conhecido pelas inúmeras histórias que escreveu para as crianças e eu lembro-me bem em criança ter um livro com diversos contos seus. E porquê 2 de Abril!? Porque é a data do seu aniversário, e assim comemora-se o seu aniversário e ao mesmo tempo apela-se para a importância da leitura e para o papel fundamental dos livros na infância.

Todos os anos é divulgada pela IBBY uma mensagem de incentivo à leitura, da autoria de um escritor de nacionalidade diferente que é depois traduzida e divulgada nos países que integram o IBBY. Este ano a mensagem foi da responsabilidade da Lituânia, consta de um texto e cartaz do escritor e ilustrador Kęstutis Kasparavičius, que podem ler aqui.

O mundo do livro é um mundo aberto; nele, a realidade convive com a fantasia e com a imaginação. (…) Os livros ensinam-nos a abrandar, ensinam-nos a observar; os livros convidam-nos, obrigam-nos quase a estar sentados.

Para o cartaz português a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) convida sempre o ilustrador vencedor do Prémio Nacional de Ilustração do ano passado, que a premiada foi a ilustradora Abigail Ascenso, que podem ver aqui

So Happywith Less (8)

Eu como leitora e como mãe quero destacar a importância deste dia, e trago uma lista de livros infantis que quero trazer para casa, para construir uma pequena biblioteca para a minha bebé. Quero fazer a hora da história algo sagrado cá em casa, um ritual antes de ir dormir. Adoro livros infantis, sobretudo aqueles que têm ilustrações bonitas e até já tinha partilhado aqui alguns livros. Claro que agora no início a Catarina não liga muito mas já tem daqueles livros de pano e como tem sons desperta a sua atenção. Deixo aqui então algumas sugestões:

livros_infantil
Primeiros livros:

Animais Bebés – Toca, sente e descobre! 
Na Quinta – O primeiro livro do bebé de Maxine Davenport
Boa Viagem bebé! de Beatrice Alemagna
O Livro com Sono de Cedric Ramadier
O Meu primeiro Elmer  de David McKee

livros_infantil2

Primeiras histórias:

O Coelho que Sabia Ouvir de Cori Doerrfeld
Mamã? de Chris Haughton
A Lagartinha Muito Comilona de Eric Carle
O Noronha, O Ouriço com Vergonha de Sofia Isabel Vieira
Quando a Tristeza Chama – Manual de instruções de Eva Eland 

Partilhem comigo as vossas sugestões e feliz dia internacional do livro infantil com muitas histórias.

Partilha as sugestões de 10 Livros Infantis Giros para Crianças no Pinterest.

Pinterest (4)


O blog é afiliado da Wook. Ao comprarem os livros usando os links disponibilizados, estão a contribuir para o seu crescimento literário. Obrigada!!

Previous Post Next Post

Também podes gostar de:

2 Comments

  • Reply Joana Grilo

    Não sabia que hoje era o Dia do Livro Infantil, mas adorei conhecer a história por detrás deste dia e o porquê de ser hoje. Eu também gosto muito de livros infantis, especialmente quando trazem ilustrações bonitas. Ainda tenho alguns de quando era criança!

    Abril 2, 2019 at 13:32
    • Reply Raquel Silva

      Neste dias gosto de saber o porquê de escolherem a data…já que agora há dias para tudo 🙂 Acho que os livros infantis estão cada vez mais bonitos =) Beijinhos***

      Abril 3, 2019 at 7:11

    Deixa um comentário