Livros

5 Autoras Brasileiras que quero Ler

Sendo o mês de Abril o mês de ler autores brasileiros, #abrillerbrasil, venho falar de 5 autoras brasileiras que gostava de conhecer a sua escrita, neste projeto nos próximos anos ou durante o ano.

A primeira autora que vou falar é Cecília Meireles, a primeira escritora brasileira a tornar-se realmente famosa no meio literário. Tem mais de 50 obras, desde poemas, romances, livros infantis. Na minha wishlist tenho a Antologia Poética editada pela Relógio d’Água. 

Martha Medeiros é outra autora que me desperta curiosidade. Muitos dos seus livros viraram filmes, séries ou peças de teatro. Em Portugal não há livros seus editados, mas tenho dois ebooks que gostava de ler: Poesia Reunida e Felicidade Crónica, este último ficou por meses nas listas dos mais vendidos do Brasil.

Descobri há pouco tempo Manoela Sawitzki. É uma escritora e jornalista brasileira que colabora para revistas como a Bravo!! Existe um livro editado em Portugal, Suite Dama da Noite, nas edições da Cotovia da colecção Sabiá, que são muito difíceis de encontrar. Esta colecção é só de autores brasileiros o que é interessante, porque a Cotovia foi das primeiras editoras a trazer autores brasileiros para Portugal.

A quarta autora é Tati Bernardi, que conheci através da Alexandra do blog Mais Mulheres Por Favor. Ela partilhou a sua opinião do livro Depois a Louca sou Eu e fiquei muito curiosa. É o único livro da autora editado em Portugal, mas no Brasil tem mais uns quantos livros de contos. Tati é colunista do jornal Folha de S. Paulo e escreve guiões para telenovelas, séries, talk shows na Rede Globo.

A última autora que trago é Hilda Hilst, uma das maiores escritoras brasileiras do século XX. A sua obra inclui ficção, poesia, crónicas e teatro. Alguns dos seus textos são bastante eróticos, e a autora diz que os escreveu para “alegrar-se um pouco”. Em Portugal temos editado Obscénica com uma capa interessante, pode se dizer. É uma antologia que reúne alguns desses textos ditos obscenos.

Deixo aqui o vídeo:

Irei trazer outro vídeo com 5 autores (homens) brasileiros que quero ler. Digam nos comentários, quais destas autoras já leram e qual é o livro que recomendam!

Previous Post Next Post

Também podes gostar de:

1 Comment

  • Reply Inês

    Tenho muitos autores brasileiros (e autoras) por ler. Ainda não li Clarice Lispector, por exemplo. Das autoras que referes só li o livro «A graça da coisa» de Martha Medeiros e adorei 🙂 Escrevi um post sobre ele (mardemaio.blogs.sapo.pt/a-graca-da-coisa-36504). É um livro de crónicas e recomendo vivamente 🙂
    Tenho pena que seja dificílimo encontrar livros de autores brasileiros editados em Portugal. Não se justifica essa falha :/

    Abril 6, 2019 at 18:23
  • Deixa um comentário