Livros

5 Autores Brasileiros que quero Ler

Tal como tinha dito no vídeo de 5 autoras brasileiras que quero ler, hoje trago 5 autores (homens) brasileiros que quero ler. Confesso que fiz uma selecção porque a lista estava grande, mas vou dar prioridade a estes que vou falar hoje. Não esquecendo que no vídeo que falei do projeto #abrillerbrasil já referi António Prata, Milton Hatoum e Chico Buarque. Por isso estes não estão na lista.

O primeiro autor que vou falar é Machado de Assis, um autor muito conhecido mas eu ainda não li nada. Acho que não preciso falar muito deste autor, Machado de Assis é muito aclamado e é estudado nas escolas. Foi o primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras e gostava de ler Memórias Póstumas de Brás Cubas e Dom Casmurro. Este último livro acho que é uma leitura obrigatória para quem quer conhecer a literatura brasileira.

Depois outro autor que quero ler é Érico Veríssimo, igualmente muito conhecido. Foi um dos escritores brasileiros mais populares do século XX e não entendo como as suas obras não estão publicadas em Portugal em edições recentes, porque a maioria são antigas e estão esgotadas. O seu livro publicado em Portugal mais recente é Olhai os Lírios do Campo pela editora Clube do Autor.

Um escritor brasileiro que têm-me recomendado imenso é José Mauro de Vasconcelos e não sei como é que ainda não li o seu livro mais famoso, O Meu Pé de Laranja Lima. Curioso é que este escritor é descendente de portugueses e depois de ter tido várias profissões, viajou pelo interior do país, onde arranjou inspiração para quase toda a sua obra.

Murilo Carvalho é outro autor que me desperta curiosidade. Um jornalista, escritor e realizador de documentários, que recebeu o Prémio Leya em 2008, com o seu primeiro romance O Rastro do Jaguar. Nos últimos anos dedicou-se à produção de documentários e programas de televisão sobre a realidade brasileira. Editou dois livros de ficção e vários livros de reportagem, mas em Portugal só temos editado O Rastro do Jaguar, um livro baseado em factos verídicos e personagens reais.

O último autor que trago é Bernardo Carvalho um jornalista e escritor brasileiro, considerado o mais original dos anos 90. A sua escrita é referida como urbana e cerebral, em que nada é o que aparenta ser. Descobri este autor porque os seus livros fazem parte da colecção Sabiá da editora Cotovia e gostava de ler Aberração, um livro de contos, mas já comprei Teatro, um romance que espero ainda ler este ano e partilhar a minha opinião com vocês.

Deixo aqui o vídeo:

Nestes especial de VEDA e do Abril ler Brasil irei trazer ainda um vídeo com livros de booktuberes brasileiros que quero muito ler. Digam nos comentários, quais destes autores já leram e qual é o livro que recomendam!


O blog é afiliado da Wook. Ao comprarem os livros usando os links disponibilizados, estão a contribuir para o seu crescimento literário. Obrigada!!

Previous Post Next Post

Também podes gostar de:

Leave a comment

Deixa um comentário