Livros

Opinião | Becoming – A Minha História de Michelle Obama

Título: Becoming – A Minha História
Autor(a): Michlle Obama
Onde comprar: Wook

Becoming de Michelle Obama talvez tem sido um dos livros mais falado nos últimos tempo, que até esgotou em algumas livrarias em Portugal. Recebi como prenda de Natal do marido e lembro-me de ver no instagram que muitas pessoas o receberam também. É interessante como uma Biografia tenha vendido tanto e feito muitas pessoas lerem pela primeira vez este género literário. Talvez porque a curiosidade de saber mais sobre o casal Obama seja muita, sendo a primeira família afro-americana a ir para a Casa Branca. 

É um livro de memórias de uma mulher inspiradora e poderosa. Michelle conta-nos a sua história, desde a sua infância vivida na zona sul de Chicago, abordando a sua educação e os seus estudos, passando pelos anos como executiva. Conta-nos como conheceu Obama e a evolução da relação entre eles, duas pessoas completamente diferentes. Conta-nos como lidou com as exigências da maternidade e o trabalho, até a família começar entrar no mundo da política e chegarem à casa mais famosa do mundo.

So Happywith Less (12)

Foi um livro que me acompanhou quase o mês todo de Março, por ser um grande livro em tamanho, porque tem umas 400 e tal páginas mas as letras são pequenas. Acabo por ser maior!! Mas é um grande livro pelo seu conteúdo também. Adorei conhecer mais sobre Michelle, uma mulher que valoriza muito as suas origens e procurou sempre fazer algo de bom para a comunidade e para o mundo. Sempre defensora das minorias, principalmente tentou dar mais voz às mulheres. Sempre envolvida em grandes causas humanitárias, preocupada com a saúde e o sedentarismo das famílias americanas, e com as famílias dos militares e veteranos de guerra.

“podemos viver no mundo como ele é, mas podemos mesmo assim trabalhar para criar o mundo como ele devia ser.”

Gostei da forma sincera e descomplicada que a Michelle usou para contar os vários factos da sua vida: “Cresci com um pai com uma deficiência, numa casa demasiado pequena sem muito dinheiro, num bairro votado ao fracasso, mas também cresci rodeada de amor e música, numa cidade diferente e num país onde a educação nos pode levar longe”. Em todo o livro Michelle refere a importância da educação, mesmo falando das suas diferenças entre ela e Obama, conta que “éramos ambos, claro, produtos do modo como havíamos sido criados”. Achei interessante ver as diferenças que os separam e mesmo assim a relação forte que construíram: o que acontece quando um amante individualista da solidão se casa com uma mulher de família sociável que não gosta nem um pouco de estar só? (…) arranjamos formas de nos adaptarmos”. Não tinha a noção de que eles eram realmente tão diferentes. 

So Happywith Less (11)

Fiquei fascinada com a história da Michelle, uma mulher real como todas nós, uma mulher cheia de força e que não tem medo de mostrar as suas fragilidades. Conta-nos as dificuldades que tiveram para engravidar e como foi o desafio da maternidade, tentar encontrar o equilíbrio entre a família e o trabalho. Gostei de saber como foi o percurso de Obama na política, mesmo ela não sendo inicialmente de acordo e nem muito chegada à politica. É interessante saber como funciona as campanhas eleitorais nos Estados Unidos, e neste momento pensar como foi possível, depois de tanta luta por parte da família Obama de construir um país melhor e um mundo melhor, terem eleito o Trump. Aliás ela refere mesmo a sua opinião em relação a esta personagem: “um rufia, um homem que, entre outras coisas, rebaixava as minorias e mostrava desdém por prisioneiros de guerra, que desafiava a dignidade do nosso país praticamente em cada declaração”.

“Para mim, ter uma história não significa chegar a algum lado ou realizar um verto objetivo. Encaro-a, pelo contrário, como um movimento em frente, um meio de evoluir, uma forma de tentarmos sempre chegar ao nosso melhor eu.”

Poderia estar aqui a dizer imensas coisas deste livro, porque muitas coisas inspiraram-me, mas só tenho a dizer…leiam!! É história de uma vida muito interessante, sem grandes floreados, da primeira mulher negra a tornar-se primeira dama dos Estados Unidos. Uma leitura que tem por vezes partes mais paradas mas que me prendeu da primeira à ultima página. Recomendo muito. Foi uma leitura para o clube So happy with Non-Fiction.

Classificação: ★★★★★

Partilha a Opinião literária de Becoming – A Minha História de Michelle Obama no Pinterest.

Pinterest (5)


O blog é afiliado da Wook. Ao comprarem os livros usando os links disponibilizados, estão a contribuir para o seu crescimento literário. Obrigada!!

Previous Post Next Post

Também podes gostar de:

2 Comments

  • Reply Joana Grilo

    Fiquei muito interessada em ler! Desconhecia que a Michelle e o Barack eram assim tão diferentes!

    Abril 4, 2019 at 21:21
    • Reply Raquel Silva

      É uma Biografia grande mas vale a pena ler!! Tanta coisa nova que descobrimos 🙂 Achei interessante eles serem tão diferentes…visto que aqui em casa também somos assim =)

      Abril 5, 2019 at 4:56

    Deixa um comentário