Livros Vida Simples

Simplificar de Brooke McAlary

Título: Simplificar
Autor(a): Brooke McAlary
Onde comprar: Wook

Simplificar é o livro  da australiana Brooke McAlary, que assina o podcast mais popular do iTunes, Slow Your Home, e neste livro partilha um pouco da sua história e conselhos para um estilo de vida mais simples. Ganhei este livro num passatempo da editora Clube do Autor. Quando iniciei a minha leitura apercebi-me que já tinha lido o ebook em inglês, no início que comecei o processo de simplificar a minha vida. Mas foi bom fazer esta releitura.

É um livro que traz algumas ideias para descomplicar a vida e aproveitar melhor o nosso tempo. Tal como a autora refere não é um livro para nos ajudar a organizar a casa ou encontrar o sistema perfeito de organização. É um livro que demonstra que, ao termos determinada intenção nos nossos atos quotidianos, é possível ter uma vida simples e mais feliz.

So Happywith Less (22)

O livro está dividido em três partes – Rituais, Ritmos e Ajustamentos – e apresenta sete exercícios e muitas indicações que nos ajudam a sermos mais intencionais nas nossas acções diárias, a aproveitar de cada momento e a termos uma vida mais simples e mais feliz que queremos.

Em primeiro lugar, temos uma série de rituais que nos vão ajudar a viver de forma mais presente, consciente e intencional. A autora defende o single-tasking (fazer uma coisa de cada vez), desconectar, esvaziar a cabeça, estabelecer as três tarefas mais importantes e praticar gratidão. Os rituais são o que chamamos de hábitos, mas segundo a autora devemos dar mais importância e significado às pequenas tarefas que executamos diariamente e assim elevá-las ao nível de rituais, acima do banal, e dar mais atenção ao que estamos a fazer.

“Não podemos ler todos os livros, nem ver todos os filmes, nem ir a todas as cidades do mundo, em conhecer todas as pessoas sensacionais…A vida é melhor quando não tentamos fazer tudo.”

A segunda parte do livro foca-se nas rotinas da manhã e da noite, ou como a autora prefere, foca-se nos ritmos, porque ritmos permite alterações e mais flexibilidade. Enquanto as rotinas têm uma conotação rígida e inflexível, os ritmos fazem-nos mexer. Em vez de estabelecermos rotinas diárias, devemos considerá-las ritmos. Claro que nenhum dos rituais e ritmos referidos no livro não são para colocarem todos em prática como uma regra, por isso temos uma terceira parte onde a autora fala dos ajustamentos que podemos fazer à medida que o tempo passar.

“O Poder do Botão Off – Desligarmos do mundo online permite-nos voltarmos a estar plenamente conectados com o mundo à nossa volta – os filhos, o parceiro, a família, os amigos, o trabalho, o ambiente, a imaginação.”

Um livro de rápida leitura, com uma linguagem simples, mas que nos faz refletir. Vale a pena reler e fazer os vários exercícios que a autora propõe. A edição da Clube do Autor é lindíssima, todo o trabalho gráfico é de grande qualidade e apelativo. Para terminar, só tenho a dizer que adorei o livro e recomendo! É um livro que nos vai fazer pensar no que é realmente importante e de como podemos fazer para levar uma vida mais feliz e simples.

Classificação: ★★★★✩

Partilha a Opinião literária de Simplificar de Brooke Mcalary no Pinterest.

Pinterest (8)


O blog é afiliado da Wook. Ao comprarem os livros usando os links disponibilizados, estão a contribuir para o seu crescimento literário. Obrigada!!

Previous Post Next Post

Também podes gostar de:

Leave a comment

Deixa um comentário