Vida Simples

Beleza mais Sustentável

Nesta minha busca para uma vida mais simples, também tenho procurado tornar-me mais ecológica, amiga do ambiente e amiga de mim mesma. Algo que comecei a pensar quando quis reduzir na quantidade e ter em melhor qualidade. Comecei a fazer as minhas pesquisas sobre este assunto para arranjar alternativas aos produtos de higiene e beleza cá de casa. Percebi que tinha de esquecer completamente as marcas convencionais que conhecemos quase desde que nascemos e desligar-me da publicidade que entra todos os dias na nossa casa. No entanto, a palavra “sustentável” já começa a ser normal no nosso dia-a-dia, mas quando comecei não havia assim tanta divulgação.

Como sempre defendo, para uma vida mais simples e também mais ecológica, é preciso começar a dar pequenos passos. Sei que não vou mudar o mundo a ser mais ecológica, mas se aos poucos uma pessoa fizer um pequeno gesto e uma pequena mudança, fará certamente diferença! Digo isto porque sou sempre bombardeada pelas pessoas próximas, que não se preocupam minimamente com estas questões, que o que faço não vai mudar nada. Eu discordo!

Continuando, sobre o tema da sustentabilidade nos produtos de higiene cá de casa, comecei a dar prioridade a produtos que não são testados em animais, de agricultura biológica e comércio justo. Mas com a continuação das minhas pesquisas descobri símbolos que nos ajudam na escolha de produtos bons para a nossa pele. Deixo aqui uma tabela com os principais símbolos:

The Vegan Society

Este é o único símbolo que certifica que os animais não foram utilizados no desenvolvimento dos produtos ou para testes. Os produtos com este símbolo são à base de plantas naturais. O regulamento do rótulo VEGAN foi desenvolvido por um comité internacional da União Vegetariana Europeia (EVU).

Cruelty Free

Este símbolo é uma referência internacional que garante que uma marca não testou os seus produtos, ou os ingredientes que os compõem em animais. O rótulo é muito rigoroso e realiza auditorias regularmente. O símbolo foi criada pela Coalition for Consumer Information on Cosmetics que une as organizações de protecção dos animais dos Estados Unidos, Canadá e Europa.

One Voice

Este símbolo é da Associação One Voice, que defende o respeito dos direitos dos animais e geral. Uma das suas causas mais conhecidas é a luta contra os testes feitos em animais. Os produtos não contêm ingredientes de origem animal (com excepção de mel e cera) e são provenientes de agricultura biológica. One Voice especifica quais produtos são vegan.

BDIH – Certified Natural Cosmetic

Este símbolo foi criado por uma associação alemã BDHI. Os critérios para a sua obtenção são muito rigorosos e só se aplicam aos produtos e não às marcas. Os princípios básicos são o respeito pelo meio ambiente e pelos animais, os ingredientes são naturais e menos processados possível. Esta associação tem uma lista de 690 ingredientes autorizados de 20 000 listados.

Natrue

O símbolo da Natrue garante que o produto é tão natural quanto possível. Os ingredientes são naturais e biológicos, com um número limitado de processos de fabrico, sem perfumes e corantes sintéticos, sem petroquímicos, sem óleos de silicone e seus derivados, sem ingredientes de plantas ou organismos geneticamente modificados. O produto final não é testado em animais.

Nature et Progrès

Para obter este símbolo os fabricantes comprometem-se a respeitar um conjunto de especificações muito rigorosas. 100% dos componentes devem ser biológicos e pelo menos 70% das gamas da marca devem ter este símbolo. São autorizados alguns ingredientes de origem animal, sendo produzidos de forma biológica (mel, cera de abelha, produtos lácteos, ovo em pó e extrato de gema de ovo, e lanolina).

CosmeBio

Para obter estes símbolos é necessário que os produtos sejam certificados pela Ecocert. Para o símbolo Bio Cosmétique os produtos devem ter pelo menos 95% dos ingredientes são certificáveis e pelo menos 10% de todos ingredientes são provenientes de agricultura biológica. Os produtos com o símbolo Eco Cosmétique devem ter pelo menos 50% dos ingredientes são certificáveis e pelo menos 5% de todos ingredientes são provenientes de agricultura biológica.

Ecocert

Organismo de certificação e controlo. Proíbe testar o produto final em animais, mas não referem nada relativamente aos ingredientes, por isso é possível que os ingredientes tenham sido testados.
Algumas matérias-primas de origem animal são produzidas de forma biológica por animais e não constitutivas de animais (produtos lácteos, ovos e lã, produtos apícolas). Todos os produtos devem ter no mínimo 95% de ingredientes de agricultura biológica ou de origem natural e no máximo 5% de ingredientes sintéticos.

Depois das pesquisas feitas e da tomada de consciência, alterar os produtos de beleza e higiene cá em casa passou a ser uma prioridade e passei a ter escolhas muito mais conscientes.

No próximo post sobre este tema vou falar sobre os principais produtos tóxicos que devemos evitar. E desse lado, vocês dão atenção a este assunto? Os vossos produtos de beleza têm algum destes símbolos?

(esta publicação foi feita inicialmente no meu anterior blog Just happy with Less, após a sua actualização quis publicar, porque cada vez mais faz sentido para mim)
Guarda no Pinterest este artigo sobre Beleza mais Sustentável para teres sempre à mão a tabela com os símbolos.

Pinterest (1)

 

créditos da imagem | Joanna Kosinska on Unsplash

Previous Post Next Post

Também podes gostar de:

4 Comments

  • Reply Filipa Mendonça

    Eu também procuro, há anos, tentar ser mais sustentável nos meus produtos. infelizmente, tenho dois que não encontri substituto ainda, pois são da Bioderma e a Bioderma não é cruelty free. Bom post !

    Maio 20, 2019 at 15:05
    • Reply Raquel Silva

      Tenho tido um problema em arranjar um desodorizante bom, já experimentei vários e não tem o mesmo resultado que o da Dove. O meu marido também usa um creme da Bioderma que não encontrei substituto. Mas a pouco e pouco vamos encontrado…cada vez há mais marcas preocupadas com estes temas. Obrigada!

      Maio 21, 2019 at 7:05
  • Reply Marisa de Jesus Pitaça Luna

    Olá minha querida.
    Obrigada por partilhares estas informações. Também me interesso pelo assunto e fiquei com mais ideias e sugestões.
    Beijocas

    Maio 22, 2019 at 19:04
    • Reply Raquel Silva

      Olá Marisa!! Vou partilhar mais sobre o tema 🙂 espero que gostes. Beijinhos!!

      Maio 24, 2019 at 9:39

    Deixa um comentário