Livros Opinião

Opinião | Raparigas Como Nós de Helena Magalhães

Título: Raparigas como Nós
Autor(a): Helena Magalhães
Onde comprar: Wook ou Bertrand

Raparigas como Nós de Helena Magalhães foi um livro que solicitei à editora Planeta para enviar-me, por conhecer e seguir a Helena no instagram e gostar do trabalho que tem feito na divulgação da leitura com o grupo HM Book Gang. Uma leitura tão boa, fez-me relembrar a minha adolescência, os amores e os desamores. Para além de que adorei as referências musicais e a referência à minha cantora preferida, Alanis Morissette.

Este livro anda a ser muito falado nas redes sociais. Talvez porque no mercado literário português não temos assim tantos autores jovens a verem o seu trabalho reconhecido e porque a Helena escreveu um YA (young adult), um género literário em falta no nosso país. Neste livro temos a história de amor da Isabel, uma rapariga como muitas de nós. Um romance sobre a adolescência, sobre crescer e lidar com os problemas do início da vida adulta, sobre todas experiências com as drogas e as relações de amizade, sobre levar a vida até ao limite e levá-la com consciência.

So Happywith Less (2)
Temos um retrato da adolescência com todos os seus problemas e muitas foram as vezes que revi a minha adolescência neste livro, mesmo nos episódios menos bons que a Isabel passou. As drogas na adolescência são cada vez mais usuais e temos tendência a não falar disso, tanto se fala dos adolescentes usarem cada vez mais as redes sociais, mas não se fala de que cada vez mais existe adolescente a consumir drogas, das mais leves às mais pesadas. Por isso, gostei muito da forma com a Helena abordou este tema.

“E se havia alguma coisa que poderíamos aprender com isto é que a vida é muito frágil, passa por cada um, delicada e inconstante, e escapa-nos das mãos como um grão de areia.”

Neste livro temos partes em que a Isabel passeia pelas cidades de Lisboa e Madrid, e fiquei mesmo com vontade de pegar na mochila e ir para essas cidades percorrer o “roteiro turístico” feito pela Helena. Para além de que temos referências à vila onde passei a minha adolescência, a Ericeira. Também temos muitas referências literárias e musicais, sendo um livro com muito sumo para espremer. E ainda, a Helena teve a brilhante ideia de fazer uma playlist para acompanhar esta leitura.

“A vida encarrega-se de nos levar para onde temos de ir”

So Happywith Less (1)

Fui surpreendida pela escrita da autora e pela construção das personagens muito bem conseguida, que coloca este YA português no mesmo patamar de tantos YA estrangeiros. Dei este livro para a minha filha adolescente ler durante as férias para depois fazermos um vídeo a comentar as duas. Será interessante ver as diferenças de uma adolescência com redes sociais e outra não. Ver se a minha filha sente o mesmo que senti ao ler este livro.

Quero dar os parabéns à Helena por ter escrito um livro tão bom para adultos e para adolescentes. E agradecer e dar os parabéns à Editora Planeta pela capa lindíssima e por terem apostado nesta história. Fazia falta no panorama literário português um livro assim!

Classificação: ★★★★★

Partilha a Opinião literária de Raparigas como Nós de Helena Magalhães no Pinterest.

Pinterest


O blog é afiliado da Wook e da Bertrand. Ao comprarem os livros usando os links disponibilizados, estão a contribuir para o seu crescimento literário. Obrigada!!

 

Previous Post

Também podes gostar de:

Leave a comment

Deixa um comentário