Livros

No Meio do Nada | António Mota

Título: No Meio do Nada
Autor(a): António Mota
Editora: Edições Asa
Onde comprar: Wook ou Bertrand

No Meio do Nada de António Mota foi o meu primeiro contacto com a escrita deste autor português e pouco sabia do que se tratava o livro. Sabia que era o primeiro livro de António Mota para adultos, após 40 anos a escrever para crianças. Fui surpreendida!

Neste livro temos pequenas histórias, mas bem pequenas, nem sei se pode-se considerar contos visto ter 3 a 4 páginas cada. São pequenos monólogos de pessoas que falam do que as desassossega, sobre a busca da felicidade, a solidão, a passagem do tempo, os sonhos e as desilusões, as súbitas mudanças, o envelhecimento, etc. Gostei da forma simples e sincera que o autor usou para contar estas histórias que podem representar muitos de nós.

“Às vezes preciso de estar só, quero estar ocupado comigo mesmo.” ⠀

So Happywith Less (8)

Claro que houve histórias que gostei mais do que outras, mas todas elas, seja a história da Graça, da Raquel, do Armando, da Avelina, de qualquer personagem, trazem sentimentos reais e sentimos bem a marca que a passagem do tempo deixa na vida das pessoas. Achei interessante o autor dar-nos a sensação que ele estava lá a ouvir as histórias daquelas pessoas e a escrevê-las, como vemos a Clementina referir: “Afinal não fez nada do que lhe pedi. É escritor, mas não tem capacidade para escrever a minha história, só escreve para crianças. Ora, ora, para crianças qualquer coisa serve, que elas coitadinhas são muito inocentes, e qualquer coisinha as distrai. Não é para o ofender, mas já ando há tantos anos a pedir-lhe para escrever um livro que conte a minha vida. Porque a minha vida dava um romance, mas daqueles que fazem chorar as pedras da calçada.” ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀

“À medida que vamos envelhecendo fica tudo mais claro, os nossos olhos, apesar de cansados, veem tudo com mais nitidez. E o que antes nos parecia ser imprescindível tornou-se dispensável e fútil.”

Com esta leitura fiquei curiosa para ler os livros infantis do autor, que já disseram-me serem muito bons. Quero agradecer à Leya e à Editora Asa por me ter cedido este exemplar e proporcionado uma agradável leitura. Leitura para os projetos A Ler vamos chamar a Primavera, Lusiteratura e 3 meses 3 portugueses.

Classificação: ★★★★✩

Partilha a Opinião literária de No Meio do Nada de António Mota no Pinterest.

Pinterest (5)


O blog é afiliado da Wook e da Bertrand. Ao comprarem os livros usando os links disponibilizados, estão a contribuir para o seu crescimento literário. Obrigada!!

Previous Post Next Post

Também podes gostar de:

Leave a comment

Deixa um comentário