Livros Pessoal

Desistir de Projetos de Leitura

A minha lista de livros que quero ler aumentou e os projetos/desafios literários também, desde que conheci o booktube e o bookstagram. Até criei os meus próprios projetos! No entanto, com esta minha vontade de simplificar a vida tenho sentido um certo conflito interior com isto. E por isso chegou a altura de tomar decisões.

A leitura para mim é o meu momento do dia, é quando paro, respiro e dedico algum tempo à minha pessoa. É o meu momento para relaxar e passar tempo comigo mesma. E eu quero que este momento seja prazeroso e calmo. Tal como tenho falado em viver devagar, também quero ler devagar. Sem compromissos e sem pressas para terminar uma leitura.

Gosto de participar em desafios e projetos literários e vou continuar a fazer, de uma forma muito descomplicada. Vou continuar sempre com o meu desafio do Goodreads e manter o número 50, porque até agora tem sido um número que consigo alcançar sem muito esforço. E no dia que não conseguir, também não tem problema. Quero descomplicar a vida, quero descomplicar as minhas leituras e ter liberdade de ler o que quiser e quando quiser, sem pensar em desafios.

E por tudo isto, tomei a decisão neste início de Setembro, neste meu ano novo, de terminar com os projetos que tenho em mãos: o 101livrosffc e o so happy with non fiction. Porque a vida muda, os planos mudam e neste momento o tempo para ler vai ser menor. Como não tenho conseguido dinamizar os projetos, não quero manter algo por manter. Tenho de ser sincera comigo mesma, gosto de participar em projetos, mas não tenho predisposição suficiente para orientar um projeto. Desistir também é ganhar!

Vou continuar a ler livros de não-ficção e livros de fantasia porque adoro, mas sem ter nenhuma obrigação. Sinto que ao desistir destes projetos vou ganhar muito mais qualidade de leitura. E porque minimalismo também é isto, temos que repensar nas nossas decisões, parar e ver o caminho que estamos a seguir. E vou usar as palavras da Catarina, que estão escritas ao pé da minha secretária para ler e não esquecer:

Num mundo tão acelerado comprometo-me a manter a leitura lenta, simples e descomplicada.

Quero ainda agradecer a todas as pessoas que participaram nestes projetos e eu vou continuar por aqui, no youtube e no instagram a partilhar as minhas leituras.

Previous Post Next Post

Também podes gostar de:

Leave a comment

Deixa um comentário