Minimalismo

Minimalismo e Animais de estimação

Minimalismo e animais de estimação é possível viverem na mesma casa?! Muitas pessoas acham que os minimalistas não têm animais de estimação. Eu tenho uma cadela e um gato e por isso não sou minimalista?

Normalmente quando vemos casas minimalistas são quase sempre muito branquinhas, tudo arrumado e limpinho, sem demasiadas coisas. Sabemos que o Minimalismo é um estilo de vida ligado a ter uma vida plena, tendo só o essencial para ser feliz. E com isto tudo, imaginar ter animais de estimação num ambiente desses é quase impossível. A desordem que um animal de estimação pode trazer para a nossa casa, nem sempre se encaixa na nossa ideia de uma vida minimalistas. Porque os animais de estimação farão com que nós compremos mais coisas e gastemos mais tempo.

É verdade que os animais vêm acrescentar mais coisas à nossa vida: as suas camas, os seus brinquedos, os artigos de higiene, coleiras e mais alguma coisa se quisermos. Mas se pararmos para pensar, os animais são um ótimo exemplo de minimalistas, porque eles não precisam de mais nada do que muito amor e carinho, que pode ser simplesmente uma caricia na barriga ou um passeio ao final do dia. Eles não precisam de mil brinquedos (a minha cadela é tão feliz com um pau de madeira) e nem precisam de uma data de guloseimas que vemos nas prateleiras do supermercado, que só lhes fazem mal.

Já pararam para pensar que a maioria das coisas que compramos para os nossos animais, compramos para agradar a nós mesmos. Eles não ligam a metade do que compramos.

Uma vida minimalista é possível com animais de estimação, mas não nos podemos esquecer que os animais de estimação não precisam de muito, só precisamos de garantir  que tenham comida e água suficiente, um lugar para dormir e fazer as suas necessidades. O mais simples possível. E claro, muito amor! Se perguntarmos a um veterinário o que o nosso animal de estimação precisa para sobreviver e ter uma vida saudável, ele só vai acrescentar a esta lista: vacinas e proteção para pulgas e vermes, higiene adequada e actividade física. Muito simples não é!!

Claro que podemos comprar brinquedos! Mas antes de comprarmos qualquer coisa para os nossos animais, é preciso refletir o porquê que estamos a comprar. Será para uma necessidade do nosso animal de estimação ou estamos a comprar porque é simplesmente fofinho? Ao escrever este artigo lembrei de alguns itens que tenho cá em casa e que raramente é utilizado, por isso vou doar a alguma associação. Por isso também precisamos de destralhar os itens que possuímos para os nossos animais de estimação. Mas antes de destralhar é essencial fazer as compras com consciência. Não comprar porque é fofo. Lembrar que o essencial para os animais de estimação é a nossa atenção e carinho.

Os animais de estimação são tão fáceis de agradar. Eles não pedem quase nada e dão tudo o que têm!

No entanto, penso que o principal problema para um minimalista ter um animal de estimação é alguma derramação que podem trazer. O meu sofá nunca mais foi o mesmo desde que tenho o meu gato e todos os dias tenho de limpar o chão da minha casa para tirar os pêlos da minha cadela. Se formos minimalistas preocupados com limpeza e perfeição, um animal de estimação pode realmente ser um “excesso”, mas tenha a certeza que desarrumação é compensada pelos muitos bons momentos que estes companheiros podem trazer para a nossa vida. Eles conseguem nos dar tanto amor em troca de quase nada.

Respondendo à questão, um minimalista pode ter animais de estimação? A resposta é claramente um sim. Os animais de estimação enriquecem a nossa vida e o minimalismo liberta-nos das distrações para dedicarmos tempo às coisas que importam. Se ter um animal de estimação é importante para nós, claro que um minimalista pode ter um.

Qual a vossa opinião, um minimalista pode ter animais de estimação?

Guarda no Pinterest este artigo Minimalismo e Animais de estimação para teres sempre à mão

Minimalismo-SohappywithLess-Pinterest.png

créditos da imagem | Erda Estremera on Unsplash

Previous Post

Também podes gostar de:

Leave a comment

Deixa um comentário